domingo, 8 de abril de 2012

Coruja lança cerveja Baca em Porto Alegre/RS



A Cerveja Coruja lança nesta segunda-feira (09-04), às 20h, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698, Cidade Baixa), em Porto Alegre, a sua mais nova criação durante o evento Extra-Malte. Baca é o nome da primogênita da família Fora de Série, uma investida ainda mais incisiva da cervejaria na arte e na cultura. A cerveja, uma amber lager pagã, com boa carga de lúpulo e toque final de pitanga, foi elaborada em parceria com Francisco Marshall, idealizador do instituto e professor em cursos de pós-graduação de Artes Visuais e História da UFRGS.

Além do lançamento da Baca, o evento discutirá a cerveja como alimento, com suas propriedades funcionais e probióticas. Para tratar do assunto, o burgomestre Sady Homrich terá a companhia da engenheira química e mestre cervejeira Amanda Reitenbach. Com harmonização do chef Cacá Borges, as cervejas degustadas serão Göttlich Divina Weiss com guaraná, de Joinville, MonDi Beer Coffee Notes, de Pelotas, e a Rogue Shakespeare Oatmeal Stout, dos Estados Unidos.

Quem não puder comparecer ao StudioClio também terá a chance de experimentar a Baca na Toca da Coruja (Rua General Lima E Silva, 1255), em Porto Alegre. Produzida em Forquilhinha (SC) e engarrafada em vasilhames de 310ml, ela será vendida primeiramente apenas nesses dois locais. A cerveja possui 5,7% de álcool e 40 IBU (unidades de amargor).

Para entender melhor o espírito da Baca, há que se remeter à mitologia greco-romana. A cerveja segue a linha lasciva das bacantes, seguidoras do culto de Dioniso (Baco, na mitologia romana). Ela ousa ao unir a pitanga à cerveja, misturando uma fruta bem brasileira com a linguagem universal do lúpulo.

Festival Brasileiro da Cerveja e Fora de Série:

A estreia, ainda sob o nome provisório de Pagã, ocorreu no Festival Brasileiro da Cerveja, no final de março. O líquido foi guarnecido em um barril exclusivo e, mais tarde, degustado e aprovado pelos participantes, com diversas menções em blogs e sites especializados.

Fora de Série é a família artística da Coruja. Depois da Baca, outras companheiras chegarão ao mercado a partir de maio, sempre em parceria com nomes importantes das artes e da cultura local.

Serviço:
O quê: Lançamento da cerveja Baca no Extra-Malte
Onde: Studio Clio (Rua José do Patrocínio, 698, Cidade Baixa), em Porto Alegre/RS
Quando: Segunda-feira (09-04), às 20h
Ingressos: R$ 50 (mesa) e R$ 40 (plateia)