segunda-feira, 9 de abril de 2012

Salton comemora melhor safra dos últimos sete anos



A Vinícola Salton comemora a qualidade das uvas deste ano, só comparada à produção do ano de 2005 na região de Bento Gonçalves/RS. Este é a afirmação do diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat. Nesta safra, a Salton recebeu mais de 18 milhões de quilos de uvas. Grande parte de tintas e brancas viníferas, utilizadas exclusivamente na elaboração de vinhos e espumantes nobres, como os premiados Salton Talento e Salton Évidence.

“Estamos observando uvas extremamente aromáticas nesta safra e com muita cor e sabor, bem propícias para elaboração de vinhos longevos”, explica Copat, que também enfatiza o quanto safras excepcionais são eventos raros na cultura vitivinícola. Uvas especiais, de vinhedos com baixa produção, foram o ponto alto desta safra, apresentando uma qualidade diferenciada.

O tempo seco favoreceu a produção deste ano, oferecendo uma matéria-prima de qualidade superior. “As demais culturas sofrem bastante com a seca, mas a uva sai favorecida, pois possui raízes muito profundas. O estresse hídrico e as noites frias propiciam o desenvolvimento do grau de açúcar da uva e acentuam seus aromas e sabores”, complementa. Em volume, a vinícola chegou a receber cerca de 500 toneladas de uvas por dia, durante o período de maior produtividade da colheita.