quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pericó Vinhos apresenta safra 2011 na ExpoVinis

A Pericó Vinhos participa pela quarta vez, agora com stand próprio, da maior feira de vinhos da América Latina, o 16º Salão Internacional do Vinho ExpoVinis – Brasil, que acontece até esta quinta-feira (26-04) no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O estande amplo permite receber visitas e degustações com maior comodidade aos clientes e visitantes. Estão sendo apresentados os vinhos e espumantes especialmente da safra 2011, ano considerado positivo e que foi apenas a quinta safra no Pericó Valley, localizado a 1300 m.s.n.m. da altitude catarinense.

Os lançamentos de referência são os seguintes:

- Pinot Noir – Basaltino

- Rosé – Taipa

- Rosé brut – Espumante Cave Pericó (foto)

Saiba um pouco mais sobre os vinhos:

- Vinho Rosé Fino Seco – Taipa:

Foi o primeiro vinho elaborado pela Vinícola Pericó, é também o primeiro vinho rosé brasileiro a passar por barricas de carvalho francês. Aroma complexo e característico do terroir ensolarado e frio à noite, onde estão implantados os vinhedos da Vinícola Pericó.

Elaborado a partir de uvas cuidadosamente selecionadas dos tipos Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot (40%), apresenta visual rosa cereja clara, brilhante e elegante. O aroma é fino e delicado, com notas de frutas vermelhas, sendo possível perceber nitidamente goiaba, amora e morango. Apresenta um toque floral de rosas, com leve toque de baunilha, originado da breve passagem em carvalho novo francês.

Harmonização: O Taipa Rosé é um vinho muito versátil e harmoniza com antepastos, massas, peixes, camarão, crustáceos, culinária japonesa e oriental, carnes brancas, comidas leves e vegetarianas.

- Tinto Pinot Noir – Vinho Fino Seco – Basaltino:

Foi o primeiro vinho tinto apresentado pela Pericó. Nas noites frias e dias ensolarados do Pericó Valley, o vinhedo com Pinot Noir é especialmente cuidado neste clima.

Com visual vermelho rubi claro e brilhante, esse vinho apresenta aroma fino, complexo e muito intenso, com notas de cereja, morango e frutas do bosque. Na boca, é frutado, muito refrescante, elegante, harmônico e persistente. Percebe-se as mesmas frutas encontradas no aroma e uma discreta nota de baunilha e tostado, devido à permanência do vinho em barricas de carvalho francês.

Harmonização: Peixes, aves, coelho, massas com molhos leves, queijos leves e exclusivos.

- Cave Pericó Rosé Brut:

Primeiro espumante rosé brut produzido nas terras de altitude e da neve catarinense - 2008. As uvas Cabernet Sauvignon que entram no corte (juntamente com o Merlot), em virtude da altitude dos vinhedos, dão ao espumante uma nota aromática típica de frutas tropicais, principalmente goiaba.

Apresenta visual rosa salmão claro e perlage fino, abundante e persistente, sendo equilibrado na degustação, com ótima acidez. Sua refermentação é feita em autoclaves com temperatura específica para qualidade. A maturação ocorreu na permanência do espumante por meses sobre as leveduras o que lhe conferiu cremosidade e fineza.

Harmonização: Aperitivos, salmão, atum e peixes em geral, lagosta, camarão e crustáceos em geral, culinária japonesa, carnes brancas, massas, risotos, queijos e vegetariana.