terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dona Nelsa é uma das principais chefs em Minas Gerais



O restaurante Xapuri (Rua Mandacarú, 260, Pampulha), em Belo Horizonte, oferece o que há de melhor na tradicional culinária mineira. Inaugurado em 1987, depois que Dona Nelsa, na foto ao lado do cantor e compositor Ed Motta, adquiriu o terreno ao lado de sua casa, o restaurante era conhecido como “Atrás da Moita”. Os amigos frequentadores deram esse nome devido a uma “moita” na entrada. Mas Nelsa sempre insistiu em fixar o nome Xapuri. O nome surgiu graças a uma viagem de um “tio” de Nelsa à Xapuri. Dona Nelsa gostou muito do nome, porque na língua indígena, Tupi Guarani, Xapuri quer dizer: “lugar bom”.

Graças ao seu talento, a “Dona Nelsa”, como é carinhosamente chamada pelos amigos, hoje é considerada uma das melhores chefes de cozinha típica mineira do Brasil. Não tem como falar em Restaurante Xapuri sem falar em Nelsa Trombino. Desde o começo, a criação dos deliciosos pratos deve-se à vivência de Dona Nelsa e da história brasileira e, principalmente, da mineira. A preocupação sempre foi fazer uma comida mineira simples, com muito amor e dedicação e com o mais alto padrão de qualidade.
Mesmo com a expansão, sendo hoje considerado o melhor restaurante de comida mineira, Dona Nelsa até hoje coloca a mão na massa e não deixa de controlar rigorosamente toda a produção, inclusive dos eventos realizados fora do restaurante.

Breve histórico de Dona Nelsa:

Nelsa Trombino nasceu em Cubatão, no estado de São Paulo. Aos 23 anos casou-se e mudou-se para Minas Gerais. Morou em uma fazenda perto de Lagoa da Prata onde pôde unir sua rica bagagem da culinária italiana (herança dos pais) à cozinha regional brasileira. Nelsa começou sua carreira oferecendo suas invenções da comida mineira a amigos e vizinhos.

Em 1980, mudou-se para Belo Horizonte. Foi gerente da Academia Samuray´s, mas não deixou de lado sua paixão pela culinária. Vendia queijos, bolos, roscas e doces. Com muito trabalho comprou um terreno e construiu uma casa na Pampulha. O fogão a lenha, que não poderia faltar, estava lá.

A partir de então, todos os finais de semana, a casa ficava cheia de amigos, parentes e vizinhos. Todos vinham saborear a deliciosa comida da Dona Nelsa. A fama foi se espalhando, mas como o orçamento da família era pequeno, surgiu a ideia de começar a cobrar pelos almoços. Nelsa adquiriu o terreno ao lado de sua casa e em 22 de agosto de 1987 inaugurou o Restaurante Xapuri.

A partir daí, Dona Nelsa, como é conhecida pelos amigos, trilhou um caminho de muito trabalho, mas que gerou seus frutos. Hoje, graças ao seu talento, ela é considerada uma das melhores chefes de cozinha típica mineira do Brasil.

Mais informações: contato@restaurantexapuri.com.br / (31) 3496-6198