sábado, 26 de dezembro de 2009

Como aproveitar o alho no preparo de pratos



O alho tem uma relação de amor e ódio para quem o conhece. É um dos ingredientes mais utilizados na culinária, mas quando usado de forma errada vira uma verdadeira “bomba” no estômago, além da pessoa exalar o seu aroma pelos poros, que pode durar até dois dias. Por isso, vou passar algumas dicas sobre este ingrediente.

Assim como a camarão, o alho não precisa ficar muito tempo na frigideira ou na panela. O importante é perceber quando o aroma começa a ser liberado, pois este é o ponto para desligar o fogo ou acrescentar outros ingredientes que contenham mais água. Quando ele é bem picado, o tempo em exposição ao fogo é menor em relação ao laminado, por exemplo. É sempre importante ter a consciência que o alho com azeite tem um resultado diferente que apenas acrescentá-lo num molho de tomate, sem antes passar pelo contato do fogo com a panela. Este contato permite que ele solte os aromas característicos e seja digestivo, mas, como já mencionei, esta exposição não pode durar por muito tempo.

Um dos grandes erros para iniciar o preparo de um prato é refogar primeiro o alho e depois a cebola. Esta ordem deve ser invertida, até porque a cebola leva mais tempo para dourar que o alho. Caso o alho seja colocado primeiro, a possibilidade de saturação é muito grande.

O alho é ingrediente quase obrigatório na culinária italiana e árabe. Também é uma excelente opção para o feijão, camarão, marinar carnes, entre outras utilidades.