sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Olivier Anquier inaugura espaço gourmet na Confederação da Agricultura



A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, inaugurou, na noite de terça-feira (08-12), o Espaço Gourmet CNA. O local, que fica no terceiro andar do edifício Antônio Ernesto de Salvo, sede da entidade, em Brasília, servirá para reunir periodicamente grupos de pessoas para apreciar pratos preparados por um convidado, que terá a oportunidade de mostrar sua vocação culinária, com o objetivo de valorizar ainda mais os produtos agropecuários que chegam à mesa da população.

“Discutiremos sim os temas de sempre neste espaço, como crédito rural, meio ambiente e outros. Mas o objetivo principal é tornar não o tema da agropecuária, mas o alimento visto como arte. Será um espaço para discutir e degustar arte, a mesma arte que enche os olhos em esculturas e pinturas. Aqui receberemos amigos da CNA e da agropecuária brasileira”, destacou Kátia Abreu. A noite de inauguração teve um convidado especial: o chef francês Olivier Anquier. Ao apresentá-lo, a presidente da CNA relatou sua trajetória no Brasil e o definiu como “uma pessoa que imprime sua marca em tudo o que faz”.

Olivier vive no país há 30 anos e é proprietário de vários restaurantes. A bem sucedida carreira o levou para a televisão, onde apresenta o “Diário do Olivier”, exibido às terças-feiras pelo canal de TV a Cabo GNT, e aos domingos pelo programa Domingo Espetacular, na TV Record. Recentemente, ele também passou a atuar no teatro e está em cartaz com a peça “Olivier, Fusca e Fogão”, em São Paulo.

Kátia Abreu enfatizou que, para fazer parte da relação de frequentadores do Espaço gourmet, são necessários dois requisitos. O primeiro é conhecer os produtos da agropecuária brasileira. “É a matéria-prima indispensável para os nossos encontros”, afirmou a senadora. O segundo é ter habilidade culinária. “esta qualidade será duramente testada, em forno fogão”, completou.

O ambiente informal e bastante descontraído marcou a inauguração do espaço, onde o chef francês ensinou aos convidados como preparar os pratos que compunham o primeiro menu servido no local: salada de ervas com queijo camembert empanado de entrada, e peixe no sal grosso com ratatouille como prato principal. Para a sobremesa, torta de maçã.