sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Saiba como fazer uma ceia de Natal com sushis, sashimis e temakis



Nem peru, nem pernil e nem cuscuz. Por que não aproveitar as delícias da cozinha japonesa para comemorar a ceia de Natal entre família, naquele clima contagiante desta época ? E, melhor do que saborear estas especiarias em restaurantes do gênero, nada melhor do que fazer sushis, sashimis, temakis em casa. Esta é a proposta
do vídeo “Sushi, Sashimi: o Japão em sua Casa” que ensina o passo-a-passo da culinária nipônica sem segredo.

O material, composto por um DVD e uma revista, mescla a culinária e cultura num único contexto, apontando a importância desta inter-relação para história daquele país. O consultor Ricardo Takeyama, também professor do curso de Sushi e Sashimi do Instituto Brasil Japão, no Rio de Janeiro, explica de maneira didática todos os detalhes que envolvem a produção de sushis, sashimis, temakis e hot Filadélfia: desde o corte ideal do peixe até a maneira como se enrola o sushi. Além dele, há a coadjuvante Patrícia Durans, iniciante na cozinha oriental que aponta, de forma inocente, os maiores erros cometidos por quem ainda está aprendendo a verdadeira arte da cozinha japonesa.

Três vídeos integram o DVD. O primeiro, gravado no restaurante Sushi Leblon, considerado um dos melhores restaurantes de comida japonesa do Rio, tem 50 minutos de duração e ensina as técnicas e procedimentos ideais para o preparo dos pratos, inclusive o corte, um dos principais detalhes para atingir o verdadeiro sabor de um sushi ou sashimi. “Dependendo da maneira como o peixe é cortado, por exemplo, o gosto do sashimi muda”, explica Takeyama.

O hot Filadélfia é o tema do segundo vídeo, de seis minutos. Nele, o usuário fica sabendo como surgiu esta iguaria no ocidente, recebendo o cream cheese e outros aspectos “americanizados”. Já a terceira produção, com sete minutos de duração, trata dos temakis, os famosos cones muito pedidos nos restaurantes do eixo Rio/São Paulo. Estes dois vídeos foram gravados no Ymaki, em Ipanema.

A revista complementa o material trazendo todos os utensílios e ingredientes usados nos vídeos, currículo do mestre e matéria sobre a habilidade no preparo dos alimentos. O DVD está à venda em bancas de jornal e livrarias ao preço de R$ 24,90.