segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Petit Gateau elaborado corretamente e com preço justo



A sobremesa Petit Gateau, muito comum na maioria dos restaurantes brasileiros, costuma variar de local para local. Algumas vezes há Gateau de doce de leite, outros de banana e até mesmo sorvete elaborado pelo próprio restaurante. Mas para quem mora em Porto Alegre e aprecia a tradicional sobremesa com bolo de chocolate, uma boa dica é experimentar o Petit Gateau (R$ 7,50) do restaurante Aglio (Rua Felicíssimo de Azevedo, 950). O preço é inferior em relação a outros estabelecimentos que chegam ao ponto de servir o bolo comprado em supermercado, o que é fácil de perceber quando começa a degustá-lo.

No Aglio, o bolo de chocolate é preparado pelo chef Régis Maiocchi, de preferência um dia antes de servir. Ele costuma fazer o pré-preparo para uma quantidade de seis bolinhos diários para que possa se aproveitar o máximo possível e passar toda a textura necessária para a massa. O grande destaque é que a massa fica molhada, e isto é fundamental para esta sobremesa. Maiocchi afirma que costuma assar o bolo logo na entrada de forno à lenha disponível no restaurante. Ele destaca que a temperatura é mais elevada nesta parte, e por isso aproveita o calor para conseguir o ponto ideal. A calda de chocolate também estava no ponto, com consistência e gosto perfeitos.

Antes da sobremesa, resolvi degustar o “Risotto à La piamontese com Filet Mignon Grelhado ao Molho Madeira” como prato principal. O chef explica que o risotto é “aberto” com vinho branco Miolo Shiraz, e junto ao processo de cocção agrega-se champignons franceses laminados. “A finalização do risoto é elaborada com nata, para deixá-lo mais cremoso e corrigido no sal. Há chefs que preferem usar manteiga, mas a textura muda completamente. Acredito que a nata é fundamental para dar a textura ideal, que basicamente deve ser um arroz cremoso e bem saboroso”, comenta Maiocchi.

Ele destaca ainda que o filet mignon é grelhado ao ponto e o molho madeira é elaborado com fundo bovino, vinho tinto Miolo Seleção, especiarias e reduzido ao ponto em que a textura não fique nem muito líquida nem muito espessa (ponto de “xarope”). Na minha avaliação, o molho poderia ter sofrido uma redução por mais tempo para ganhar uma forma mais consistente, mas nada que chegasse a comprometer o prato.